sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UM POUCO DA HISTORIA DOS PARTIDOS POLITICOS 1980 - É aprovada a criação do PT

Representantes de 18 Estados, reunidos no Colégio Sion, em São Paulo, aprovaram o texto definitivo do manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) que acompanharia o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral.

Entre os signatários do manifesto figuram a Sra. Iramaya Benjamim, intelectuais como Mário Pedrosa, Hélio Pelegrino e Sérgio Buarque de Holanda. o ex-preso político Altino Rodrigues Dantas e o líder estudantil José Dirceu.

Assinaram também, os presidentes do Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Luís Inácio da Silva; dos Jornalistas de São Paulo, David de Moraes; dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, João Lins Pereira; dos Petroleiros de Campinas e Paulinia, Jaco Bittar; dos Metalúrgicos de Osasco, Henos Amorina; e os ex-dirigentes sindicais José Ibraim (Metalúgicos de Osacos) e Manoel da Conceição (Sindicato Rural de Pindaré Mirim - MA)

A história do Partido dos Trabalhadores começou com as profundas transformações sociais vividas pelo país ao final da década de 70 e início dos anos 80.

Com o fim do regime militar e o regresso dos exilados políticos ao Brasil, depois da anistia, os líderes começaram a discutir a reformulação do quadro partidário.

Sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, começaram a assumir abertamente o desejo de formar um partido feito pelos trabalhadores e para os trabalhadores. O processo iniciou em 1978, com a greve dos Metarlúgicos de São Bernardo.

Em 1979 é extinto o bipartidarismo com a dissolução da Arena e do MDB. Abrindo-se assim espaço para o pluripartidarismo.
Surgiram o PTB do Brizola, o PP de Tancredo e o PT de Lula.

Um manifesto de Ideologias para o povo

"O partido dos Trabalhadores nasce da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na via social e política do país para transformá-la. Nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para os políticos e os Partidos comprometidos com a manutenção da atual ordem econômica, social e política".

O PT se propunha construir um partido amplo e aberto a todos aqueles comprometidos com a causa dos trabalhadores a fim de construir uma forma de democracia com as raízes nas organizações de base da sociedade.

STF confirma para dia 15 conclusão do julgamento da Ficha Limpa

Jornal do Brasil
Luiz Orlando Carneiro, Brasília

Depois de um pedido de vista formulado pelo ministro Dias Toffoli,o julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa, em sua totalidade — para aplicação a partir das eleições municipais de outubro — será retomado na próxima quarta-feira pelo plenário do Supremo Tribunal Federal.


As ações declaratórias de constitucionalidade 29 e 30, ajuizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo PPS, respectivamente, constituem o primeiro item da pauta da sessão plenária do STF do dia 15, divulgada nesta sexta-feira.
A OAB e o PPS querem a declaração da constitucionalidade da Lei Complementar 135/2010 em sua integralidade, sob o argumento de que a lei não fere o princípio da razoabilidade, está de acordo com o artigo 14 da Constituição — que trata de “outros casos” de inelegibilidade, e que a sua aplicação a atos ou fatos passados não ofende, em nenhuma hipótese, os incisos do artigo 5º da Carta sobre os direitos individuais.
Como está

Na sessão do dia 1º de dezembro do ano passado, Dias Toffoli pediu vista dos autos das ações, depois do voto do ministro Joaquim Barbosa favorável à constitucionalidade da lei como um todo, e do reajuste do voto do relator, Luiz Fux, a fim de tornar a nova lei “mais hígida”, com relação aos políticos que renunciam aos mandatos para evitar a suspensão dos direitos políticos.

Assim, dois dos 11 ministros que já se pronunciaram na linha de que os novos casos de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa são constitucionais, conforme o parágrafo 9º do artigo 14 da Carta de1988. As únicas questões ainda pendentes que dividem os próprios ministros simpáticos à nova lei referem-se ao tempo da duração da inelegibilidade em face das alíneas “e” e “k” do artigo 1º da lei.

A alínea “e” considera inelegíveis “os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena”. Barbosa concordou com a manutenção do texto, mas Fux quer dar à norma interpretação conforme a Constituição, a fim de que sejam descontados os anos transcorridos, se foram superiores a oito anos.

Mas ambos estão de acordo com a alínea “k”, segundo a qual são também inelegíveis as autoridades que ocupam cargos eletivos — do presidente da República aos vereadores — “que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura”.

JERRY ABRANTES SERIA SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO


Começam a ser desvendados os motivos pelos quais Jerry Abrantes se rebelou na reunião do PDT em Brasilia. Ele já vislumbrava a promessa do cargo de Secretário Adjunto de Comunicação da Prefeitura de São Luís e posteriormente passaria ser titular. Como o quadro que ele, Weverton Rocha e Julião Amim pretendiam impor fracassou totalmente, diante das propostas de seriedade e éticas apresentadas por Igor Lago, ele ficou totalmente transtornado e sem argumentos e bagagem para maiores questionamentos no campo ideológico, não lhe testou outra alternativa a não ser a arma dos truculentos – a violência. Agora vai ser expulso do partido com o aval dos próprios que alimentaram as suas pretensões.


NESTAS CONDIÇÕES O PDT local de nossa cidade CAXIAS o prefeito Humberto Coutinho perde força para Helton Mesquita, pois o sonho de ter o controle da sigla está exatamente no tempo de televisão. Vamos aguardar o desenrolar do previsivel................

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Filha de Wando expulsa Agnaldo Timóteo do velório

O velório de Wando na quinta-feira (9) causou um mal estar entre a família do cantor e Agnaldo Timóteo. De acordo com o site “OFuxico”, a filha de Wando, Gabrielle Burcci, impediu que Agnaldo discursasse durante a cerimônia e o expulsou, dizendo: "Tirem esse homem daqui. Ele falou mal do meu pai".

O site informa que ela não gostou da presença do artista no cemitério Bosque da Esperança, principalmente por ele ter falado mal de Wando há algum tempo. Aguinaldo teria declarado, em uma entrevista de tevê, que Wando bebia e fumava muito.

Durante a cerimônia, Agnaldo quis pegar o microfone das mãos do padre Jefferson Moreira, mas Gabrielle impediu e falou para que o cantor se retirasse do local. Agnaldo ficou indignado e garantiu que nunca falou mal do artista.

O enterro de Wando ocorreu na manhã de quinta-feira (9) em Belo Horizonte

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Choque de ordem

parece o mercado central mas não é .....acredite é o calçadão...!!!


blog de Renato Meneses


O comércio informal se estabelece de forma descontrolada no Centro da cidade. A ocupação desordenada já atingiu a tradicional praça Gonçalves Dias; ali, ambulantes se revezam praticando o comércio ilegal de cds piratas em plena luz do dia e debaixo das barbas do Ministério Público. A desordem no Centro hoje é crônica e não se enxerga até o momento nenhuma tentativa de contornar o problema.

Bem sabemos que esse assunto divide a opinião das pessoas, uma vez que o comércio ambulante representa a única saída de trabalho para grande maioria da população caxiense. Retirá-los na marra e deixá-los sem eira nem beira seria desumano. No entanto, várias cidades Brasil afora amenizaram esse tipo de problema construindo grandes centros comerciais populares para abrigar os chamados camelôs.

A situação exige uma intervenção urgente para desobstruir as praças e calçadas do Centro da cidade, um exemplo seria reformar o prédio municipal em frente à agência da Caixa Econômica Federal para transformá-lo num centro comercial de pequenos negócios. Isso revigoraria o comércio com certeza. Basta tomar como exemplo recente o Mercado Central, que se transformou de pocilga num lugar aprazível de se fazer compras.

O que falta, vontade política?

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A derradeira madame

Renato Meneses

A rua hoje é rebatizada de Jornalista Vitor Gonçalves Neto, mas antes, bem antes mesmo, quando eu tinha lá minha venerável adolescência, era mais conhecida como rua dos cabarés. Centralizavam-se ali os melhores bordéis da cidade: Madri, Bagdá e Casa Verde - itinerário da minha geração, que confluía de enxurro, de libido em pé, ao primaveril de bucetas que brotavam pelas janelas. As putinhas adoravam o assédio, mais pelo cheiro do dinheiro novo que pela carne virgem inexperta.

A vida ali era ardente, nua, impura, latejava debaixo dos lençóis. Madame Diracy lembrava Rosa Cabarcas, personagem cafetina do livro "Memórias de Minhas Tristes Putas", de Gabriel Garcia Marquez. Ela administrava a mais afamada casa do lugar - a boate Madri, hoje ao ponto de entulho, que resiste ao tempo e ao esquecimento. Madame sabia os segredos de atender aos caprichos sexuais os mais diversos, cobrava o preço justo e controlava o tempo de modo que o negócio fosse bom para os dois lados.

Numa última visita, escorados pela saudade, eu, Manoel Veloso, Jotônio Viana e o professor Henrique enxergamos o sol entrar porta a dentro, quase cinco da manhã de um dia qualquer da semana, cinco anos atrás. Elegantemente madame Diracy se pusera em nossa companhia até o derradeiro gole; sempre com docilidade, mesmo sem o glamour do passado. Bebemos ali a felicidade que promana desses marulhos que as boas lembranças constantemente derramam sobre nós.

Pois bem, madame Diracy foi agora sentar-se ao lado de Deus. Oxalá Deus a aproveite para consolar almas gementes de carinho.