quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MORRE JOÃO FRANCISCO : EXPRESSIVA LIDERANÇA NEGRA


                            João Francisco e Jackson Lago eram muito próximos com uma amizade recíproca


João Francisco dos Santos, que foi secretário de Estado da Igualdade Racial no governo Jackson Lago, faleceu em São Luís, às 11 horas da manhã desta terça-feira (20).
Ele tinha 76 anos de idade e estava há mais de 20 dias na UTI do Hospital Aldenora Belo. Há mais de oito anos, travava uma dura luta contra o câncer. De acordo com informações dos médicos o óbito se deu nesta terça-feira em razão de insuficiência renal aguda.
Bravo defensor dos direitos humanos e dos valores da cultura negra em nosso Estado, João Francisco, ao lado de Jackson Lago, Neiva Moreira, Aroucha, Reginaldo Telles, Léo Costa, e tantos outros companheiros, foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão.
Ele foi um dos integrantes da equipe fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA) e foi o primeiro presidente do Diretório Municipal do PDT em São Luís.
Foi também o secretário de Estado da Igualdade Racial na gestão do governador Jackson Lago.
Quis o destino que João Francisco tivesse a morte exatamente neste 20 de Novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, por ser a data em que morreu Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares.
Foi durante a campanha eleitoral de 2004 que João Francisco descobriu que estava com câncer na próstata. Na época, seu grande amigo, o jornalista Manoel Santos Neto, mais conhecido como Manoelzinho, escreveu um livro com biografia de João Francisco, intitulado “João Francisco dos Santos – Uma lição de vida”, lançado em São Luís em 2005.

Daqui a pouco, informações sobre o local do velório e do sepultamento:

BALANÇO DO SEMINÁRIO E DOS SEMINARISTAS

CESAR BELLO


A classe política maranhense ainda convive mal com as reuniões públicas. Durante 50 anos elas só aconteciam muito próximo as eleições.

O Seminário de Integração promovido pelo governo desde a segunda-feira(19), tem realmente a intenção de organizar o grupo dominante para eleições de governo em 2014.

A diferença é que o conteúdo das palestras, preocupou-se desta vez em orientar eleitos e reeleitos para a boa aplicação dos recursos públicos sob suas responsabilidades.

A iniciativa não foi gratuita, o grupo Sarney quer passar o bastão antes que lhe tomem. De preferência para aliado com característica que fujam ao perfil patrimonialista.   

Luís Fernando Silva navega tão solitário nesta faixa, quanto Flávio Dino na oposição ao grupo Sarney. Ambos jóvens e preparados permitem vislumbrar disputa de nível.

A renovação de práticas é bandeira de ambos. Luís Fernando Silva vai desfraldar sua administração em São José de Ribamar. Dino conta com o compromisso de mudança de Holanda Junior em São Luís.

Estes fatos prometem mudar  a atmosfera política do Maranhão. O discurso tem que corresponder as práticas. Todos estão vigiados pelos compromissos assumidos.

Torço para que Edvaldo Holanda Junior, Ribamar Alves, Luciano Leitoa, Leonardo Coutinho também promovam reuniões públicas, participando deste novo momento.

Isto obriga a todos a revisão de procedimentos. Nos próximos dois anos não existirá espaço para as práticas pautadas no fisiologismo patrimonialista em qualquer esfera

ALERTA O GRUPO SARNEY SAI NA FRENTE - VISANDO 2014


Cesar Bello

As forças políticas antagônicas ou não começam a moverem-se no tabuleiro político maranhense. O grupo dominante(Sarney) saiu na frente com o bem organizado Seminário da Integração, que catapulta Luís Fernando Silva a condição de candidato nato.

As oposições divididas e dividindo-se em outras vias movimentam-se no sentido da reaglutinação. José Reinaldo durante a inauguração da Avenida Santo Antônio advertiu para a necessidade da rápida reunião das forças da esquerda e do centro do tabuleiro. 

José Reinaldo sabe da importância destas costuras para o sucesso da candidatura de Flávio Dino em 2014. Mas é o próprio Flávio Dino inimigo de si mesmo pelo comportamento arrogante, ao colocar-se como um príncipe a espera da corôa e do cetro de governador do Maranhão.

É preciso Flávio Dino ter postura pública madura e pessoal de humildade, desautorizando vozes dissonantes, imaturas, divissionistas, que afastam apoios de lideranças tão comprometidas com a mudança quanto o grupo de Flávio Dino.

Do contrário é sal