sábado, 28 de janeiro de 2012

Justiça - o coração da sociedade



Jornal do Brasil

A onda de denuncismo que já atingiu o Legislativo e corrói o Executivo, está agora em pauta no Judiciário. Se por um lado este movimento traveste-se de apelo à moralidade e à lisura, por outro torna iminente uma perigosa perspectiva: a do caos na sociedade.

Todos os momentos em que o Judiciário foi atacado e perdeu seus poderes, a instabilidade se instalou entre os cidadãos. A Justiça é o coração da sociedade. Sem ela, não é possível viver.

Um exemplo claro disso aconteceu semanas atrás, quando policiais do Ceará entraram em greve. Sem PMs - um braço da Justiça - nas ruas, arrastões e assaltos deixaram a população em pânico. Lojas fecharam suas portas, famílias se abrigaram em suas casas e trabalhadores buscaram abrigo.

Mais recentemente, um fato acontecido em Pinheirinho, em São Paulo, também mostrou a importância da presença da Justiça para o restabelecimento da ordem. Em protesto, a população chegou a queimar prédios públicos, numa mostra do que é possível acontecer sem a presença da força e da ordem.

A desmoralização do Poder Executivo deixa à mostra as cicatrizes deste processo. Fernando Collor de Mello foi retirado da Presidência do país por causa da corrupção. Com José Sarney, o Brasil viu os números da inflação subirem para índices recordes. Mais tarde, um petista foi eleito pelo povo pobre e se transformou num ídolo, mas teve seis ministros derrubados.

No Legislativo, a desmoralização continua: dos anões do orçamento ao escândalo do mensalão, uma sequência de denúncias manchou o Congresso e estimulou o desrespeito da população.

Há mais de 30 anos vários estados do Brasil vivem sob o domínio de famílias que se perpetuam no poder, como os Sarney e os Magalhães. Mais uma vez, esta prática compromete a democracia e contribui para a destruição dos poderes nacionais.

Um país pode viver sem a sua "cabeça" - Poder Executivo, sem seus "membros" - Poder Legislativo - , mas não pode viver sem seu "coração" - Poder Judiciário.

A desmoralização da Justiça e do Judiciário não faz bem à sociedade.

E o Jornal do Brasil sabe muito bem disso.

Ao longo dos seus 120 anos, o JB sempre esteve ao lado do que é justo é certo. Nos momentos mais difíceis de nossa vida política, abraçou com coragem a causa, não abrindo mão da verdade e da liberdade.

O respeito pela instituição "Justiça" é um princípio do Jornal do Brasil. Acatamos sem pestanejar suas decisões. Pagamos dívidas que sequer construímos, quitamos débitos contraídos por outros no passado, numa clara demonstração do quanto as deliberações jurídicas nos são imperativas.

E neste contexto, não deixaremos que a instituição "Justiça" seja desmoralizada com denuncismos escusos e sem um objetivo claro.


Tags: brasil, editorial, ética, judiciário, justiça, país

Procon fecha mais uma loja da Eletromil


Loja da Guajajaras foi fechada ontem. Foto:Mauro Wagner Sousa


blog do Decio de Sá


O Procon e a polícia estão neste momento na loja da Eletromil do São Francisco, que será lacrada pelas autoridades. Ontem a loja da Guajaras foi fechada (veja post abaixo).

A confusão é grande no local. Funcionários tiveram de retirar às pressas os produtos com receio de serem destruídos por dezenas de consumidores furiosos. A PM teve de ser chamada.

A Eletromil é acusada de aplicar golpe em centenas de consumidores.

Ela vende movéis, eletrodomésticos e até motos numa espécie de consórcio em prestações que variavam de R$ 150 a R$ 170. Só que muitos consumidores não recebiam os produtos após o pagamento do carnê e nem o dinheiro de volta.

O gerente do Procon, Felipe Camarão, se reúne às 14h30 da próxima quarta-feira (1º) com consumidores lesados, no auditório da Secretaria de Cidades (Monte Castelo), para passar informações sobre providências e possíveis acordos com a Eletromil.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Homem se torna prefeito na Bahia aos 94 anos

Dom Macedo Costa - Com a morte do prefeito Deraldo Piton neste sábado por problemas no fígado, o vice Edvaldo Oliveira Souza, de 94 anos, assumiu a administração da cidade de Dom Macedo Costa, a 180 quilômetros de Salvador. Souza pode ser considerado o prefeito mais velho do Brasil.



Já foi considerado o vereador mais velho do Brasil aos 86 anos

O político já foi considerado o vereador mais velho do Brasil, aos 86 anos Foto: Reprodução TV
De acordo com o TSE, o prefeito mais velho era Susumo Itimura (PSDB), eleito em Uraí (PR), que morreu em 2011 com 93 anos.
Souza se considera um privilegiado por possuir ainda condições físicas para governar a cidade. E disse que vai fazer o melhor possível de acordo com que as verbas proporcionarem. O político já foi considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004 o vereador mais velho do Brasil, aos 86 anos.

Nem a Patrícia Pillar aguentou o Ciro Gomes. O casamento acabou…


Patrícia Pillar e Ciro Gomes (PSB) não estão mais juntos. Desde o final de 2011 eles não estão mais juntos. O casamento durou três mandatos, ou melhor, doze anos.

Ninguém aguenta o Ciro Gomes, e pelo visto, nem a Patrícia!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PROUNI JÁ ESTÁ DISPONÍVEL E MATRÍCULA


PROUNI JÁ ESTÁ DISPONÍVEL E MATRÍCULA DESDE DIA 23.02.2012

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível na página do programa na internet. Os candidatos pré-selecionados têm prazo de hoje (23) a 1º de fevereiro para comparecer às instituições de ensino na qual foram aprovados para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita a segunda chamada de candidatos, prevista para 7 de fevereiro, com prazo para comprovação da documentação até 15 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, os candidatos que não foram pré-selecionados ou os que foram pré-selecionados em cursos...











segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Parabéns BRIZOLA!!


Hoje, dia 22 de janeiro, se fosse vivo, o ex-governador Leonel de Moura Brizola faria 90 anos.

O sentimento que fica é… OBRIGADO POR TUDO!!! e o PDT de nosso maranhão agoniza

Projeto convoca plebiscito para divisão do Piauí

Mesmo com o resultado de dezembro de 2011 no Pará, quando 66,6% da população rejeitou a divisão do estado, propostas para recompor a federação com novos estados não faltam. Uma delas, que prevê o fracionamento do Piauí, está pronta para entrar na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O Projeto de Decreto Legislativo de 2007 convoca plebiscito para que a população decida sobre “a conveniência de criação do estado do Gurguéia”, como explicou o relator Ciro Nogueira (PP-PI) em seu parecer.

O Vale do Gurguéia é uma das áreas mais produtivas do estado por causa do grande volume de água em seu lençol freático, que permite a agricultura irrigada, principalmente de frutas para exportação. Nogueira disse que o novo estado teria 155.568 quilômetros quadrados (km²) e, com base em dados de 2005, uma população de 645.296 pessoas, ou seja, 21,46% do total de habitantes do Piauí.

“Embora a área onde se pretende criar o novo estado possua terras férteis, vales úmidos, rios perenes e o maior lençol freático do mundo, não possui energia elétrica capaz de suportar um projeto de 5 mil hectares irrigados, pois o sul do Piauí, onde está, encontra-se abandonado”, disse o relator.

Uma emenda proposta por Ciro Nogueira ao projeto estabelece que somente poderão participar do plebiscito os eleitores cuja inscrição eleitoral ou transferência tenha sido requerida até 150 dias antes da data fixada para que eles compareçam às urnas. Sobre o mérito da matéria, o senador destacou que há a necessidade de fazer o plebiscito uma vez que a proposta objetiva “buscar o desenvolvimento socioeconômico do sul do estado do Piauí”.

Agência Brasil

Encontro das Oposições em Pedreiras

Encontro das Oposições em Pedreiras