sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UM POUCO DA HISTORIA DOS PARTIDOS POLITICOS 1980 - É aprovada a criação do PT

Representantes de 18 Estados, reunidos no Colégio Sion, em São Paulo, aprovaram o texto definitivo do manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) que acompanharia o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral.

Entre os signatários do manifesto figuram a Sra. Iramaya Benjamim, intelectuais como Mário Pedrosa, Hélio Pelegrino e Sérgio Buarque de Holanda. o ex-preso político Altino Rodrigues Dantas e o líder estudantil José Dirceu.

Assinaram também, os presidentes do Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Luís Inácio da Silva; dos Jornalistas de São Paulo, David de Moraes; dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, João Lins Pereira; dos Petroleiros de Campinas e Paulinia, Jaco Bittar; dos Metalúrgicos de Osasco, Henos Amorina; e os ex-dirigentes sindicais José Ibraim (Metalúgicos de Osacos) e Manoel da Conceição (Sindicato Rural de Pindaré Mirim - MA)

A história do Partido dos Trabalhadores começou com as profundas transformações sociais vividas pelo país ao final da década de 70 e início dos anos 80.

Com o fim do regime militar e o regresso dos exilados políticos ao Brasil, depois da anistia, os líderes começaram a discutir a reformulação do quadro partidário.

Sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, começaram a assumir abertamente o desejo de formar um partido feito pelos trabalhadores e para os trabalhadores. O processo iniciou em 1978, com a greve dos Metarlúgicos de São Bernardo.

Em 1979 é extinto o bipartidarismo com a dissolução da Arena e do MDB. Abrindo-se assim espaço para o pluripartidarismo.
Surgiram o PTB do Brizola, o PP de Tancredo e o PT de Lula.

Um manifesto de Ideologias para o povo

"O partido dos Trabalhadores nasce da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na via social e política do país para transformá-la. Nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para os políticos e os Partidos comprometidos com a manutenção da atual ordem econômica, social e política".

O PT se propunha construir um partido amplo e aberto a todos aqueles comprometidos com a causa dos trabalhadores a fim de construir uma forma de democracia com as raízes nas organizações de base da sociedade.

Nenhum comentário: