quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aos confrades RENATO MENESES, WIBSON CARVALHO, J CARDOZO, JOTONIO .......


Caros Confrades,
Ainda sobre a passagem do nascimento do poeta Gonçalves Dias, tenho a vaidade e o orgulho pessoal de relembrar aos meus conterrâneos que fui o autor, quando exerci mandato de vereador na legislatura de 1997/2000, do projeto de lei que instituiu o dia 10 de agosto como o dia consagrado à Cultura Municipal.

Fiz em homenagem a minha querida cidade, em respeito aos artistas e intelectuais da atualidade, em memória ao legado da obra do poeta da raça das Américas - Antônio Gonçalves Dias.

No entanto, observo o desprezo com que esta data é relegada a ínfima importância pelos nossos administradores. Não se comemora, não se homenageia oficialmente o nascimento do vate, que granjeou fama universal e semeou versos de louvor às terras maranhenses.

Como caxiense fico triste! Ao mesmo tempo esperançoso, confiante de que um dia tudo isso será resgatado da melhor forma possível.

Obrigado.
Wilton Lobo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Humberto Coutinho X Paulo Marinho na corrida em busca do cargo de prefeito em Caxias.

Por Julimar Silva

Humberto Coutinho sai na frente de Paulo Marinho na corrida em busca do cargo de prefeito em Caxias. Mas tem que administrar um racha no governo.
 
O Prefeito de Caxias-Ma Humberto Coutinho resolveu mostrar de vez o seu projeto familiar para a sua sucessão em 2012. Concretizando o intento, começou a exibir o sobrinho que deve ser o candidato do grupo visando à conquista do Palácio da cidade. Léo Coutinho passou a ser exibido em dois programas da TV de Humberto: Logo cedo da manhã em alguns dias da semana, com o vereador e apresentador Ricardo Marques, no programa Acorda Caxias, e às 13h no programa Cidade Livre, apresentado por Ivan Brasil.

Percebe-se claramente que o governante, entendeu que se não mostrar o seu desconhecido candidato, perderá para o tradicional oponente o páreo que se aproxima: As eleições municipais. Humberto Coutinho já deixou claro que deseja manter o seu feudo, e por isso, nada melhor do que tentar o velho sistema secular de passar a batuta do poder hereditariamente, a qualquer custo. Digo a qualquer custo, pois no caso aqui analisado, o atual mandatário está pouco preocupado com o que pensa a sua base de apoio. Apesar de muitas reuniões dos descontentes na tentativa de emplacar algum nome da base do governo ao cargo máximo da administração municipal, os governistas não tiveram sucesso até o momento, e pelo visto, não vão ter. A apresentação de Leo Coutinho é simplesmente um recado para os que hoje dependem da máquina, dizendo exatamente quem está com o poder de mando. Ao que tudo indica os chiliques de integrantes do governo, não mais são motivos de amedrontamento. E se são, essas pendências devem está sendo resolvidas no jeitinho brasileiro, por debaixo dos panos.

Mas, nem tudo é pode ser escondido para debaixo do tapete do gordo e inchado governo de Humberto Coutinho. As fissuras já apareceram e estão se mostrando, não só internamente, mas externamente elas começam a ser evidenciadas. O que noticiamos aqui, na semana passada, definitivamente se cumpriu na última sessão da Câmara Municipal (03/08). Ironaldo Alencar, atual Presidente da Câmara, mesmo possuindo imenso poder dentro do governo dos Coutinhos, na ânsia de abocanhar mais uma fatia do bolo, acabou por perder espaço. Pelo menos é o que se pensa. Após pedir a cabeça de Silvia Carvalho – Secretária de Educação e sem ter o pedido aceito pelo Prefeito, o parlamentar resolveu em um discurso duro na última sessão na casa do povo, evidenciar que está descontente com a atual administração. Apesar de correr solto o boato de que está rompido com Humberto Coutinho, não se sabe de verdade se isso está definido. Quem assistiu à sessão e afirma conhecer a política local, tem a opinião de que Ironaldo está querendo chamar a atenção do mandatário. O discurso duro seria uma espécie de pressão dos Alencar para amedrontar os palacianos. É aguardar para se ter uma noção da nova configuração da prática política na cidade, afinal, tudo pode ser resolvido numa única reunião. Não é?...rs.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FEIRANTES COLOCAM EM RISCO VIDAS DE PEDESTRES


Por varias vezes é dado conhecimento dos reclames do povo que circula no centro de nossa cidade, chamamos a atenção das autoridades desta ocupação desordenada, pois os feirantes do calçadão estão em local errado e das principais praças de nossa cidade devia sim está no Mercado Central. Caixas de plástico também ocupam parte da pista, diminuindo o espaço para manobras de veículos, exatamente onde existe uma faixa para pedestre que o tempo se encarregou de desgastar a pintura por falta de manutenção.
 As pessoas para atravessarem se agrupam no local reservado para pedestres e cadeirantes. Sem faixa, sem espaço nas praças e ruas, os guardas municipais, de transito só olham os pedestres colocando em risco as suas vidas, até o dia em que as autoridades se sensibilizarem para o problema.
 Enquanto isso, outros feirantes estão prestes a impedir a entrada do calçadão, com um avanço dos seus negócios praticamente na porta do estabelecimento.  Hoje são feirantes e não se surpreendam se amanhã os traficantes de drogas também marquem território no local.

Blog do Renato Meneses

Mineirinho
O empresário Pedro Amorim agiu como um mineiro de tocaia. Acabou de ganhar a sigla municipal do PP defenestrando da posição de presidente o ex-vereador Sthéfano Queiroz.

Audiência
Alguns professores da rede municipal de ensino querem propor ao presidente da Câmara, Ironaldo Alencar, audiência pública para discutir a problemática na pasta da educação.

Insubmissão
Paulo Marinho andou circulando semana passada pelo salão do ShoppingCar. Com a desculpa de adquirir um automóvel, ele queria mesmo era esquadrinhar o tamanho da insubmissão de Ironaldo Alencar a Humberto Coutinho.

Trinca
Observadores astutos concluem que basta uma conspirata entre a trinca de vereadores: Ironaldo Fábio e Catulé - para a Câmara se transformar num vulcão em erupção e resultar num grave desastre político para Humberto Coutinho.

Orçamento
Vereadores do bloco do baixo-clero terão que refazer, a partir de agora, seus orçamentos. O presidente da Câmara ordenará o corte das verbas de indenizações, algo em torno de R$ 10 mil para cada um dos nove vereadores.