sábado, 21 de maio de 2011

Ministro Edison Lobão poderá voltar para o Senado

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, está cogitando a possibilidade de voltar a ocupar o seu cargo de senador. O motivo do ministro voltar ao Senado, é devido ao seu segundo suplente Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel (PP), que poderá assumir a vaga no lugar do seu filho, não ter qualquer experiência política, e ter se mostrado demasiadamente ávido pelo poder neste momento em que, o senador Edison Lobão Filho (PMDB), que sofreu um acidente automobilístico na quinta-feira (12) e poderá ficar afastado do cargo durante 8 meses.
Segundo informações de pessoas próximas a Lobão, disse que o ministro tentou um acordo com pastor Bel para assumir o cargo, sem se meter nas questões parlamentares até seu filho voltar ocupa-lo.
Caso pastor Bel e seus assessores como o obreiro Samuel continue cometendo garfes políticas, e não aceite todas as condição do ministro, Lobão voltará a ocupar sua vaga no senador.
Muita água vai rolar!

OAB-MA ajuizará ação contra criação de municípios pela Assembleia Legislativa

por blog Décio Sá

O Conselho da seccional maranhense da OAB decidiu na noite desta sexta-feira pelo ajuizamento de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a resolução da Assembleia Legislativa que definiu regras para criação de município.
Reunião do Conselho da OAB. Foto: Biné Morais/O Estado Maranhão
Os conselhereiros entenderam que a resolução criada pelo Poder Legislativo é inconstitucional na medida que o surgimento de novas cidades fere a Constituição do Maranhão e a Federal. Eles explicaram que isso acontece porque o Congresso Nacional ainda não criou uma lei complementar para regular o assunto.
Por conta disso, a Ordem vai ajuizar uma Adin perante do Tribunal de Justiça do Maranhão e acionará o Conselho Nacional para tomar a mesma medida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O relator da matéria, Rodrigo Lago, explicou que há dois anos o Poder Legislativo adaptou á Constituição do Maranhão à Constituição Federal em relação à edição, pelo Congresso Nacional, de uma lei complementar para regular a questão. Como o Congresso nunca criou lei alguma, entende ser inconstitucional a adoção da medida pela Assembleia.
“É um processo que está nascendo errado. A própria Assembleia adaptou a Constituição do Maranhão à Federal, que exige a edição de uma lei complementar. A Ordem entendeu que a forma escolhida (resolução) para criação de municípios é totalmente equivocada”, disse Rodrigo Lago.
A OAB também criou uma comissão para estudar de que forma pode agir para superar essa omissão do Congresso Nacional. Durante a reunião, os conselheiros se posicionaram contra e a favor à criação de municípios.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pastor Bel comemorou na cabana do sol sua futura posse.


Edinho não está reagindo bem à medicação. ( Bel)


Ao visitar meu amigo Batista, gerente da Cabana do Sol em São Luis, tive a grata surpresa de também rever o suplente de senador pastor Bel, que estava acompanhado de vários assessores e de seu tio vereador Juscelino, em um almoço para comemora a futura posse no cargo de Senador que segundo assessores de Bel deve ser na próxima semana, ao perguntar sobre o estado de saúde do Senador Edinho Lobão, o pastor me deixou escapar que o estado de Edinho pode ser mais grave do que tem sido noticiado, já que Bel afirmou que o senador estaria em coma profundo e seu organismo não estaria reagindo bem aos medicamentos.
Durante todo o almoço as ligações numa articulação frenética em busca de apoio político para garantir a posse o mais rápido possível

domingo, 15 de maio de 2011

Salvatagem

Blog de Renato Meneses
Leo Barata, Chocolate e Manoel da Caçamba tentam invadir a foice e martelo o PC do B, via Humberto Coutinho. O propósito dos três, que se encontram isolados dentro de suas legendas (PSC e PRP), é querer do prefeito um kit de salvatagem de suas reeleições. Calculam que a filiação no coletivo comunista lhes cai bem diante desse impasse subsequente de troca-troca nos comandos partidários em Caxias.

A cobiça tem sua razão de ser, o PC do B encontra-se organizado, com um plantel de pretensos candidatos a vereador de boa densidade eleitoral. Ainda que disputas eleitorais sejam muito dinâmicas, a fotografia do momento é favorável ao partido, tanto que, hoje, pode dispensar coligação proporcional devido ao quadro de 28 nomes consolidados para a disputa.
Daí porque os vereadores imploram a que Humberto Coutinho jogue a boia de salvação e resgate os três do poço fundo que se encontram
.

Juros de volta ao patamar de 2008

Taxas de empréstimo pessoal também sobem e chegam a 5,60%

Rio - Clientes de bancos voltaram a pagar mais por empréstimos pessoais e por terem entrado no cheque especial este mês. Pesquisa divulgada ontem pela Fundação Procon de São Paulo mostra que os juros das duas modalidades de crédito subiram, atingindo os maiores valores dos últimos dois anos. Segundo o levantamento, a taxa média do empréstimo pessoal passou de 5,49% ao mês, em abril, para 5,60% ao mês em maio. Já a média cobrada de quem abusou do limite do especial alcançou 9,47% ao mês.
A pesquisa verificou elevação das taxas de empréstimo pessoal para clientes do HSBC (de 4,5% para 4,99% ao mês), do Santander (de 5,63% para 5,99% ao mês), Itaú (de 6,38% para 6,41% ao mês) e Bradesco (de 6,08% para 6,1% ao mês). A única instituição financeira que diminuiu juros foi o Banco do Brasil, reduzindo a taxa de empréstimo pessoal de 5,48% para 5,39% ao mês. Os demais bancos mantiveram suas taxas de crédito para clientes.
CHEQUE ESPECIAL
Quanto ao cheque especial, a pesquisa do Procon-SP detectou altas na Caixa Econômica Federal (de 7,31% para 7,95% ao mês), no HSBC (de 9,8% para 9,95% ao mês), no Itaú (de 8,96% para 8,99% ao mês) e no Bradesco (de 8,83% para 8,85% ao mês). O restante dos bancos não mexeu nos juros. Fizeram parte da pesquisa do Procon-SP Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Segundo o Procon, os dados coletados no dia 4 de maio são referentes a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independentemente do canal de contratação. Para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias de uso.
Pense bem antes de pegar empréstimo
Em tempos de juros altos, o Procon-SP orienta aos consumidores analisarem bem se precisam pegar empréstimo ou entrar no cheque especial. Para os técnicos da fundação, o cliente bancário deve fazer a si mesmo, pelo menos, três perguntas antes de pedir para o gerente da agência liberar o crédito: “Preciso realmente do empréstimo agora?”; “Escolhi a modalidade com as melhores condições (taxa de juros, prazo, despesas de contratação)?”; e “Tenho condições de honrar os pagamentos até o fim?”.
Os especialistas afirmam que para responder a essas questões, é necessário que o consumidor analise a real necessidade de pegar um empréstimo para pagar juros, estabeleça prioridades, planeje cuidadosamente o orçamento e procure pesquisar e comparar as linhas de crédito oferecidas no mercado financeiro.
O momento não é oportuno para realizar financiamentos ou solicitar empréstimos pessoais, defende o Procon-SP em nota.
INADIMPLÊNCIA DEVE CRESCER
O atraso de pagamento de dívidas deverá se manter em patamares altos no segundo semestre deste ano. A avaliação é de pesquisa da Serasa divulgada ontem. Segundo o levantamento, o indicador cresceu 1,4% em março de 2011, pela oitava vez mensal consecutiva, marcando o índice de 99,3.
“O maior grau de endividamento dos consumidores, a elevação da inflação, o encarecimento do crédito e as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho neste ano de 2011 estão gerando maiores dificuldades para as pessoas honrarem seus compromissos financeiros”, avaliou a Serasa em nota ao mercado.
Além das pessoas físicas, as empresas brasileiras também terão dificuldades de honrar seus compromissos. Neste campo, o indicador de inadimplência subiu 1,7% em março, atingindo o patamar de 91,9, o quarto avanço mensal consecutivo.
Para a Serasa, esse movimento é um sinal de que a inadimplência empresarial deverá sofrer leves altas devido ao baixo ritmo de crescimento da economia e provocadas pelas condições de crédito menos favoráveis em 2011.
“Os juros mais elevados e os prazos menos elásticos continuarão exercendo pressões sobre o custo financeiro das empresas”, observam os economistas da Serasa, em nota.
No mês de abril, houve um acréscimo de 17,3% no nível de inadimplência em comparação com o mesmo mês no ano passado, segundo a Serasa.

Enem deve ser nos dias 22 e 23 de outubro

                Outra prova deve ser marcada para maio de 2012, nos dias 5 e 6

 

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta sexta que deve anunciar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011/2012. A edição deste ano será em outubro provavelmente nos dias 22 e 23. A outra prova deve ser marcada para maio de 2012, nos dias 5 e 6.

Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital que deverá ser publicado na próxima semana. Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

As informações são da Agência Brasil