quarta-feira, 18 de abril de 2012

JORNAL TRIBUNA DO MARANHÃO


Quinta-feira, 12 de abril de 2012
O ex-vereador da cidade Caxias-MA, Wilton José Lobo e Silva (foto), impetrou uma Ação Civil Pública e um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público Federal –MPF, contra as agências da Caixa Econômica Federal, Correios e Telégrafos e Banco da Amazônia sediados naquele município. Segundo Wilton José, a medida foi tomada por conta da queda na qualidade dos serviços prestados pelos órgãos citados aos cidadãos caxienses como um todo.
Para o ex-parlamentar, os problemas nestes órgãos tornaram-se crônicos e merecem uma audiência pública para discutir o assunto, mas tal matéria nunca entrou na pauta de discussão dos vereadores.
Uma das queixas é quanto à queda do sistema de funcionamento da agência da Caixa Econômica Federal em pleno dia útil, fato ocorrido em 2011 e neste ano o problema já ocorreu quatro vezes, demonstrando que no primeiro trimestre do ano já ultrapassou a média do ano anterior. “Será que o lucro do único Banco financeiro da nação brasileira que sobrou das privatizações, que gera lucros na ordem de mais de cinco bilhões de reais anuais, não há dinheiro suficiente para investimentos e comodidade de seus clientes em um provedor próprio”.
A queixa contra o Banco da Amazônia deve-se à falta de dinheiro nos caixas e nos terminais de atendimento eletrônico, especialmente nos finais de semana. “Quando chega o final de semana e precisamos do caixa eletrônico, sempre tem viciados em drogas pedindo dinheiro ou tentando assaltar dentro da área física do banco. A falta de segurança nestes horários não aconselha a nossa presença nos caixas”, lamenta ela.
Quanto ao problema nas Agências dos Correios e Telégrafos, é quanto ao atraso na entrega das correspondências, fato que leva muitos clientes irritados e até no prejuízo, uma vez que, no caso de faturas e boletos bancários, o atraso na entrega implica em pagamento de juros pelos clientes. “Faturas e boletos geram juros e multas. Isto está acontecendo a anos. Precisamos ir a repartição todos os meses a procura de nossos expedientes senão os pagamentos são feitos com atraso. Enfim, é muito triste e penoso aos idosos e a todos”, afirma Wilton Lobo.
Para ele, o que é mais constrangedor não é apenas o mau atendimento, mas o silêncio das autoridades, municipais, estaduais e federais que poderiam resolver tais problemas. Ele aponta a má gestão dos órgãos como o maior entrave para oferecer serviços de qualidade para a população de Caxias, no leste do Maranhão.