sábado, 10 de março de 2012

Roseana confirma visita a Timon e outros municípios a partir de segunda-feira, dia 12



Sempre na frente. O Blog Leste em Off deu em primeira mão a informação sobre a visita da governadora Roseana Sarney (PMDB/ foto) a Timon marcada para a próxima quarta-feira, dia 14 de março de 2012.

A informação foi dada ainda na terça-feira (06) pelo deputado estadual Alexandre Almeida (PSD), vice-líder do Governo Roseana na Assembleia Legislativa, após participar de reunião com a governadora e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, no Palácio dos Leões.

Além de Timon, ela visitará outros municípios das regiões dos Cocais, Central e do Sertão Maranhense, retomando o Programa “Governo Itinerante”, a partir da próxima segunda-feira (12).

Serão cinco dias de visitas, inspeção e inauguração de obras e encontros com prefeitos e lideranças políticas. Na Região dos Cocais, a governadora visitará os municípios de Codó e Timon, onde vai inaugurar Unidades de Pronto Atendimento- UPAS. Ainda não se sabe se a governadora vai pernoitar em Timon.

Na região central do estado, a governadora Roseana participará de inspeção de obras em Capinzal do Norte, Dom Pedro e Santo Antonio dos Lopes.

A governadora vai ainda à região do Sertão, onde participará de eventos em São João dos Patos, Sucupira do Riachão, Jatobá, Colinas e São Domingos do Maranhão.

Roseana estará de volta a São Luís na sexta-feira, dia 16 de março. 


Balde de água fria

A vinda da governadora Roseana Sarney nesta próxima quarta-feira (14) para inauguração da Unidade de Pronto Atendimento  – UPA, de Timon, deverá esquentar mais ainda o caldeirão da sucessão municipal na base aliada, visto que partidários da prefeita Socorro Waquim estão entre os mais críticos ferrenhos do governo dela no município.


Nem mesmo os leitoas são tão adversários de Roseana como deveriam ser. Mas, a turma de Waquim joga duro nas críticas. Há quem diga que a governadora Roseana Sarney vem jogar um balde de água fria para acalmar os ânimos de seus aliados.  
 
OS CAXIENSES QUANDO VERÁ O AR DA GRAÇA DA SUA EXCELENCIA GOVERNADORA DE NOSSO ESTADO ROSENA SARNEY  ..........  akakakak

quarta-feira, 7 de março de 2012

VEREADORES CASSADOS

Jornal Diario do Povo - Piauí

I N F I D L I D A D E

segunda-feira, 5 de março de 2012

Consulta TSE sobre Ficha Limpa

Blog do Decio de sá

O deputado federal Sarney Filho apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma consulta por meio da qual pretende saber mais especificamente como ocorrerá a aplicação da Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, durante as Eleições 2012.
         Na consulta, o deputado apresenta as seguintes questões:

1) Considerando a recente decisão do Supremo Tribunal Federal pela constitucionalidade da Lei Complementar 135 de 2010, e referindo-se a sua aplicação nas eleições de 2012, a existência de rejeição irrecorrível de contas por Conselho ou Tribunal de Contas dos municípios, órgãos competentes para o controle externo do poder Executivo municipal, segundo o artigo 31 da Constituição Federal, caracteriza-se como fator de inelegibilidade para candidato, mesmo sem o respectivo julgamento pela Câmara dos Vereadores?
2) Na mesma hipótese, havendo rejeição do parecer do Conselho ou Tribunal de Contas dos municípios, quando do julgamento pela Câmara de Vereadores, considerar-se-á elegível este mesmo candidato?

Base legal

             De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.
O relator desta consulta é o ministro Marco Aurélio.

E o partido ficha-suja?

Colunas  - Zózimo

O Brasil deu um passo adiante com a Ficha-Limpa, criada para varrer do mapa eleitoral políticos que se meteram em falcatruas e foram punidos por colegiado. Estima-se que, nas próximas eleições, pelo menos metade deles já não passará na peneira da Ficha-Limpa. Em função disso, não poderão mais ser candidatos.
Sabe-se que essa medida profilática foi adotada porque, historicamente, outras instâncias falharam no processo de escolha dos candidatos: começando pelo próprio eleitor - sem a necessária consciência política para separar o joio do trigo - e chegando ao partido político - sem controle de qualidade na seleção de seus filiados.
Se o eleitor fosse exigente o bastante, com certeza o número de bandidos que prosperam na política seria bem menor. Mas não é. Assim, confere mandato a qualquer carreirista, muitas vezes sem se importar que esse mandato seja usado apenas para proteger do braço da lei o seu representante.
Os partidos políticos, em geral, têm uma lógica maquiavélica no recrutamento de seus filiados e candidatos. Eles simplesmente não se importam com o fato de que os candidatos tenham passado limpo, ou pelo menos coerência política. Basta que sejam potencialmente bons de voto. Ou de bolso.  
O processo de depuração dos candidatos precisa avançar mais. Para tanto, faz-se necessário outro passo nessa caminhada, a fim de que seja criada a Ficha Limpa também para o partido político. Funcionaria assim, em resumo: o partido que tiver suas prestações de contas rejeitadas, ou que for condenado por colegiado por algum ilícito, como propaganda extemporânea, ficará terminantemente impossibilitado de apresentar candidatos nas eleições seguintes.
Se a lei já não admite mais que um candidato, isoladamente, tenha a ficha suja, por que terá que continuar aceitando que o partido (que reúne muitos candidatos) com ficha suja possa participar das eleições? Se o partido não foi capaz de administrar suas próprias finanças, ou não se comportou conforme a lei, como terá condição de cuidar das finanças e da administração de toda uma cidade, de um Estado ou do país, ou de zelar pela ética na política?

domingo, 4 de março de 2012

CRISE NACIONAL NO PDT

O ministro Edson Vidigal (PDT) se manifestou sobre a crise instaurada no PDT após a criação da nova comissão provisória no Maranhão. Para o ministro Vidigal a turbulência pela qual o partido passa no momento não se resume apenas ao Maranhão. “A crise de identidade do PDT não é setorial, em apenas alguns Estados como o Maranhão. Ela é nacional”, assegurou. Por outro lado, através do Facebook o ministro elogiou a iniciativa da presidenta Dilma de “tomar para si e uma questão de honra” a aprovação do projeto Fundo de Pensão Complementar dos Servidores Públicos, comparou com a CLT que foi a marca do ex-presidente Getulio Vargas no governo, mas criticou o posicionamento dos deputados do partido que votaram contra o projeto. “Dos 24 deputados do PDT, por exemplo, apenas dois votaram a favor do Fundo de Pensão dos Servidores Públicos, o que vem a ser uma negação do trabalhismo fincado na história por Pasqualine e desfraldado nas lutas de Getúlio, Jango e Brizola”. Um dos dois votos favoráveis ao Fundo de Pensão foi de Brizola Neto. De acordo com Vidigal o Fundo de Pensão Complementar é a melhor saída para melhorar a aposentadoria dos servidores públicos que sofrem pela falta de perspectivas pelo atual sistema previdenciário. O ministro explicou que os países mais desenvolvidos têm criado Fundos de Pensão como saída aprovada para os seus sistemas de previdência estatal, todos em fase de grande quebradeira como o do Brasil. Por fim, deixou uma mensagem para os internautas da rede de relacionamentos.  “A mentira não combina com a credibilidade. Quem usa a mentira como ingrediente do discurso acaba sempre, mais cedo ou menos tarde, desmascarado”. O Ministro Vidigal não disse, mas é publico e notório, que o projeto original do Fundo de Pensão Complementar agora aprovado pela Câmara foi de sua iniciativa, apoiada por Lula e entregue a então Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, poucos antes de ele renunciar à Presidência do Superior Tribunal de Justiça para concorrer pela oposição ao cargo de Governador do Maranhão.