quinta-feira, 15 de março de 2012

8 de março de 1975 – ONU oficializa o Dia Internacional da Mulher

“O Ano Internacional da Mulher tem por objetivo beneficiar a sociedade inteira, e não apenas as mulheres”, explicou Helvi Simpila, que, durante vários anos, representou a Finlândia na Assembléia Geral das Nações Unidas. Para ela, o momento era oportuno para a promoção dos direitos da mulher, já que o assunto tinha sido discutido com veemência em diversos países, nos anos anteriores. “Até agora, as mulheres foram consideradas donas de casa e mães. Esta é uma das principais razões pelas quais não lhes foi outorgada a gama completa dos direitos humanos. Mas, como é possível melhorar a qualidade da vida humana se as mães, que trazem ao mundo as gerações futuras não têm esses direitos e, portanto, são incapazes de dar tudo o que podem?”, continuou a finlandesa.

Assim, no Ano Internacional da Mulher, a ONU esperava que fossem discutidas as fórmulas que permitissem uma participação equitativa dos dois sexos na construção de um mundo mais justo,
 particularmente nos países em desenvolvimento.


             Professoras Vitorias e Alcione

O Dia Internacional da Mulher e o nosso ...................

               BLOG PARABENIZA AS MULHERES

GUERREIRAS PRINCIPALMENTE AS CAXIENSES.




DINARA LOBO - turismologa
No ano em que formou-se dedicou-se em sua terra natal durante seis meses juntamente com uma amiga a elaborar uma proposta de TURISMO E MEIO AMBIENTE A NOSSA HISTORICO BALNEARIO VENEZA que hoje está sendo implantada através de uma   EMENDA PARLAMENTAR DO EIS DEP FLAVIO DINO  COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS.
Ao vencer o pleito de 2010 contra José Serra, Dilma tornou-se a primeira mulher chefe de Estado do país

"A mulher pode"

Nascida em Belo Horizonte, Dilma participou ativamente durante sua juventude de organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar instaurado em 1964. Presa, passou cerca de três anos encarcerada. Primeiro na Operação Bandeirante, onde teria passado por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social, o DOPS.
Mais tarde, já solta, ocupou diversos cargos na Região Sul do país, como os de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre e o de secretária estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Neste período, ajudou na criação do PDT e, já em 2001, Dilma filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). 
Durante o governo do ex-presidente Lula, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, substituiu José Dirceu na Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial. No segundo turno, no dia 31 de outubro, a petista tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República, feito inédito na história brasileira. Em seu primeiro discurso, Dilma falou sobre o papel da mulher na sociedade e frisou:  "A mulher pode!".

Entre as mais poderosas do mundo

Conforme listou a Revista Time, Dilma Rousseff foi considerada no ano passado a terceira mulher mais poderosa do planeta. Ela é ainda uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo a mesma publicação. Sua influência já podia ser sentida mesmo antes dela se tornar presidente da República. Em 2009, Dilma foi incluída pela Revista Época entre os 100 brasileiros mais influentes daquele ano. Durante a campanha eleitoral de 2010, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Dilma foi ainda a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU, em 2011, realizada em Nova Iorque.

Nenhum comentário: