terça-feira, 9 de agosto de 2011

Humberto Coutinho X Paulo Marinho na corrida em busca do cargo de prefeito em Caxias.

Por Julimar Silva

Humberto Coutinho sai na frente de Paulo Marinho na corrida em busca do cargo de prefeito em Caxias. Mas tem que administrar um racha no governo.
 
O Prefeito de Caxias-Ma Humberto Coutinho resolveu mostrar de vez o seu projeto familiar para a sua sucessão em 2012. Concretizando o intento, começou a exibir o sobrinho que deve ser o candidato do grupo visando à conquista do Palácio da cidade. Léo Coutinho passou a ser exibido em dois programas da TV de Humberto: Logo cedo da manhã em alguns dias da semana, com o vereador e apresentador Ricardo Marques, no programa Acorda Caxias, e às 13h no programa Cidade Livre, apresentado por Ivan Brasil.

Percebe-se claramente que o governante, entendeu que se não mostrar o seu desconhecido candidato, perderá para o tradicional oponente o páreo que se aproxima: As eleições municipais. Humberto Coutinho já deixou claro que deseja manter o seu feudo, e por isso, nada melhor do que tentar o velho sistema secular de passar a batuta do poder hereditariamente, a qualquer custo. Digo a qualquer custo, pois no caso aqui analisado, o atual mandatário está pouco preocupado com o que pensa a sua base de apoio. Apesar de muitas reuniões dos descontentes na tentativa de emplacar algum nome da base do governo ao cargo máximo da administração municipal, os governistas não tiveram sucesso até o momento, e pelo visto, não vão ter. A apresentação de Leo Coutinho é simplesmente um recado para os que hoje dependem da máquina, dizendo exatamente quem está com o poder de mando. Ao que tudo indica os chiliques de integrantes do governo, não mais são motivos de amedrontamento. E se são, essas pendências devem está sendo resolvidas no jeitinho brasileiro, por debaixo dos panos.

Mas, nem tudo é pode ser escondido para debaixo do tapete do gordo e inchado governo de Humberto Coutinho. As fissuras já apareceram e estão se mostrando, não só internamente, mas externamente elas começam a ser evidenciadas. O que noticiamos aqui, na semana passada, definitivamente se cumpriu na última sessão da Câmara Municipal (03/08). Ironaldo Alencar, atual Presidente da Câmara, mesmo possuindo imenso poder dentro do governo dos Coutinhos, na ânsia de abocanhar mais uma fatia do bolo, acabou por perder espaço. Pelo menos é o que se pensa. Após pedir a cabeça de Silvia Carvalho – Secretária de Educação e sem ter o pedido aceito pelo Prefeito, o parlamentar resolveu em um discurso duro na última sessão na casa do povo, evidenciar que está descontente com a atual administração. Apesar de correr solto o boato de que está rompido com Humberto Coutinho, não se sabe de verdade se isso está definido. Quem assistiu à sessão e afirma conhecer a política local, tem a opinião de que Ironaldo está querendo chamar a atenção do mandatário. O discurso duro seria uma espécie de pressão dos Alencar para amedrontar os palacianos. É aguardar para se ter uma noção da nova configuração da prática política na cidade, afinal, tudo pode ser resolvido numa única reunião. Não é?...rs.

Nenhum comentário: