domingo, 24 de julho de 2011

Caxias em Off

Jotônio Vianna

                                       Comer criancinha

Com raiva, nego pode comer criancinha dentro do PCdoB por causa da informação publicada aqui, na coluna de quarta-feira 20, sobre a possibilidade de o pré-candidato a prefeito Leonardo Coutinho vestir a camisa comunista para disputar a eleição de 2012.
Quer dizer, pode comer não, a panela já está com água fervendo em algumas facções da sigla local. Já tem gente correndo a Brasília, indo a São Luís, mexendo os pauzinhos, rezando um terço ou batendo tambor para conseguir um mastro seguro noutro ninho partidário no qual possa amarrar a burra... A debandada pode ocorrer principalmente entre os últimos signatários da agremiação e até em meio à turma mais antiga, os quais miram conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Caxias no próximo embate eleitoral proporcional. Negócio é o seguinte: o pessoal raciocina que junto a Leonardo Coutinho irá ao PCdoB uma enxurrada de governistas que hoje se abrigam à sombra do PDT, partido que agora é puxado no laço curto e no ‘enforca-nenen’ pelo vereador Helton Mesquita (PDT). A suposição de que haja enchente na trincheira da foice e do martelo local causou um rebuliço dos diabos em meio aos neocomunistas. E não é para menos. Com a quantidade de pesos-pesados ancorados no PDT, todos levados pelo prefeito Humberto Coutinho, é de se imaginar mesmo que a tropa debande e siga incontinenti em fila indiana os passos do infante palaciano.
A procissão de palacianos que invadiria o PCdoB, raciocinam os neocomunistas, ameaçaria a já miguada chance dos candidatos a vereador do grupo de chegar à Casa do Povo em 2012. No caso, tanto faria se permanecer o instituto da coligação proporcional ou não na reforma política em andamento no Congresso... A questão, por assim dizer, analisam, seria de vida ou morte política no futuro.

Obstáculos
A cata a outras siglas para concorrer a vereador, porém, deve esbarrar em vários obstáculos. Basta citar o próprio exemplo de Leonardo Coutinho, o qual embicaria na eventual escolha pelo PCdoB pelo fato de o grupo Coutinho não confiar mais nas demais siglas locais...

Instabilidade
...Pois, como já analisei na quarta-feira 20, a escolha pela sigla comunista se daria em função da instabilidade no comando porque passam as demais siglas governistas em Caxias...

Passíveis
...O risco de que as agremiações sejam passíveis de manipulação pelo grupo Sarney tanto poderia prejudicar o moço como qualquer outro situacionista local.

‘Cumpanheiro’
Olha só o que publicou o blog do César Bello: “(...) Não é que o vice-governador Washigton Luís emplacou ‘Mundico Teixeira’ na Delegacia Regional da Agricultura. Trata-se de um dos cargos federais mais cobiçados pelo volume de recursos em projetos no Maranhão. Mundico Teixeira vai se alojar sabe aonde? Na sede do Incra. O ‘cumpanheiro’ Munteiro diz que só vai tratar com o novo delegado da Agricultura no Maranhão na sede do PT e em sala sujeita a ‘varreduras’”...

Besta
...Tá danado esse caxiense Mundico... Hoje, ele, filho e filha estão bem engrenados nas máquinas da ‘Viúva’ estadual e federal... De besta? Só parece, mas não tem nada disso, não!

Candidato
...A propósito, Mundico tem dito nos bastidores que o filho Ney Jefferson não será nada de candidato a vice-prefeito, mas sim a prefeito em 2012...

Cabeça
...Dessa maneira, as eventuais conversas de Mundico e Ney Jefferson com Helton Mesquita, Paulo Marinho e Paulo Marinho Júnior só se dariam na condição acima. Ambos aceitando e dizendo sim que o cabeça de chapa seja o presidente do PT tupiniquim: Ney Jefferson.

Nem te ligo
Fonte do baixo clero diz à coluna que Humberto Coutinho nem ‘tchum’ para os Alencar... Que HC viajou à Bahia e nem um alô para o grupo dizendo sequer para o mesmo esperar seu retorno à Princesa do Sertão, quando então confabulariam...

Roça
...Diferente de agora, reforça o irônico baixo clero que fosse em outros tempos HC apressaria o jato de água para apagar o fogo na roça aliada alencarina... Olha que a rapaziada está moída de morrinha, gente boa!

GONZO
De galo - Atente-se para o fato de que na Câmara de São Luís, em até 60 dias, a vereança vai decidir se altera ou não o número de vagas no Parlamento local... De maneira semelhante, o alto clero na Casa do Povo caxiense pretende reduzir das esperadas 19 cadeiras para a quantidade de apenas 15 ou 16... O problema é que como agora o baixo clero é que anda cantando de galo naquele terreiro não é difícil o alto clero sofrer nova derrota no confronto dos dois grupos de governistas!!!

Casal uno - Fonte da coluna diz que AX e A de X pegaram o rebento palaciano debaixo do braço e já levaram o ‘garoto’ a vários grotões dos distritos caxienses, forrando-o inclusive com alguns gordos capões caipiras!!!... Como sinaliza um confrade do primeiro na Casa do Povo, “de uma hora para outra, o casal virou unha e carne do infante depois que AX passou ao lado da turma do baixo clero”!!!

Nenhum comentário: